Capixabas ganham prêmios de melhores cafés do Brasil


11 de outubro de 2019

 

 


 

 

Os cafés capixabas, mais uma vez, brilharam como os melhores do país. O Espírito Santo conquistou as principais colocações no ranking do café arábica, conilon e FairTrade (comércio justo) no Coffee Of The Year (COY) 2019. Os grãos vêm de diferentes regiões do Estado e confirmam mais uma vez o valor do trabalho dos produtores.

 

A premiação ocorreu na noite desta sexta-feira (22), no Expominas, em Belo Horizonte (MG), durante a Semana Internacional do Café (SIC). Mais de 500 amostras de cafés, arábica e conilon, concorrem ao troféu de melhor do Brasil. Dos 35 produtores que foram para a final do concurso, dez eram do Espírito Santo. Os melhores cafés do país foram escolhidos por voto popular.

 

 

 

 

         
   

 

Na categoria melhor café conilon, a produtora Neuza Maria da Silva de Souza de Muqui ficou em primeiro lugar, tornando-se bicampeã na modalidade. Já no arábica, o agricultor de Brejetuba Leidiomar Moreira Menegueti foi vice campeão pelo Estado.

 

Na noite anterior o Espírito Santo já havia fechado o pódio na categoria conilon do 5º Torneio de Café Fair Trade (comércio justo) do Brasil. Luiz Claudio de Souza, produtor de café conilon em Muqui, foi o primeiro colocado. Aliciana de Castro Mauri, de Jerônimo Monteiro e Daiana Souza Carrari, de Muqui, ambas do “Pó de Mulheres”, ficaram na segunda e terceira colocações, respectivamente.

 

Agricultor Luis Claudio de Souza (à esquerda) recebeu a premiação representando a esposa, Neuza de Souza, que conquistou o primeiro lugar na categoria canéfora (conilon). A direita, Willians Valério, mineiro vencedor da categoria arábica. Crédito: Governo do Estado/Divulgação

 

 

Fonte: A Gazeta

   
_____________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Rua Marília Rezende Scarton Coutinho 160, Sala 01 | Enseada do Suá - Vitória/ES - CEP: 29050-410

(27) 3324 5986 / (27) 99830 9621 | cedagro@cedagro.org.br